Partimos à escuta das vozes das mulheres da programação do Festival DDD ’23 e celebramos as suas vulnerabilidades, forças, conquistas, emoções e emancipação em 6 episódios especiais. A primeira convidada é Lia Rodrigues, que está no DDD a apresentar Encantado. Lia é artista associada do Théâtre National de Chaillot e do Centquatre-Paris e, em 1990, fundou Lia Rodrigues…
Read moreCategory: Comunidade FEMINA
Saúde FEMINA #7: Cuidados de pele na chegada das festas de fim de ano
Por Rita Borba. Com a chegada do fim do ano, os jantares de Natal e os infinitos convívios com família e amigos, o estado da pele pode sofrer algumas alterações. Limpeza, hidratação e máscara, são 3 passos imprescindíveis na rotina de pele nesta altura de festas para quem abusa da maquilhagem, comete alguns excessos alimentares e dorme menos horas de sono. Mas para uma…
Read moreSaúde FEMINA #6: Água, o bem essencial
Por Rita Borba. As recomendações de hidratação do organismo variam de país para país, devido às diferentescondições climáticas, mas segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), aingestão diária de água adequada é de aproximadamente entre 1,5L e 2L. O corpo perde água todos os dias através da respiração, da transpiração, da urina e…
Read moresem título
Por Soraia Queijo. As mulheres quando descobrem quem são não param. São capazes de correr muito. Elas correm sempre muito, mas quando sabem quem são correm mais e correm com sentido. As mulheres são animais.A minha mãe é animal.A minha irmã é animal.Eu sou um animal igual. Forças inacreditáveis, de quem já correu muito.Corro com…
Read moreODE AO MEU CORPO
Por Susana Pacheco. O meu corpo (como a alma):Puro, robusto e feridoMarcado mas mudadoCorpo que amo e aceitoDepois de simplesmente ter vivido. Não mais vou olhar com penaPara as costas que foram asasQue seguraste e afagaste docementeOnde outros espetaram farpas. Não mais vou suplicar no poemaPela cicatrização das marcas Sou eu inteira. Nua.Sou beijo de…
Read moreQueridos Media, Por favor Parem
Por Alícia Gaspar. A música sempre fez parte da minha vida, foi, e é através dela que me identifico e encontro paz.É na música que procuro consolo e é com ela que celebro quando me sinto alegre, então tentoestar sempre a par do que alguns dos meus artistas favoritos gravam. Recordo-me do álbum (DAMN.) de Kendrick…
Read moreOs Loucos Anos 2000
Por Alícia Gaspar. Com a idade passei a olhar-me com outros olhos. Olhos traidores, por vezes. Explico, cresci numa sociedade que, também ela, cresceu com a introdução da tecnologia, também graças à contracultura. Uma sociedade “virada do avesso” em que quase tudo o que existia está extinto e inventam-se coisas novas para substituir as que…
Read moreMULHER SELVAGEM
Por Susana Pacheco. Somos filhas da lua,Somos irmãs da sombraSomos mães do sol Juntas cedemos:Primeiro andamos, depois corremos…E, como lobas, matamosOs demónios que nos assombram Selvagens mulheresGuardiãs de uma nova visãoE correm rios dentro de nós Escutamos os cantos dos antigos,Bebemos o sangue da intuiçãoSabemos decifrar a almaE ler o coração Susana Pacheco. 30 anos,…
Read moreSaúde FEMINA #5: Como escolher o protetor solar?
Por Rita Borba. O sol está mais forte a cada dia e os altos níveis de raios ultravioleta podem provocar maior sensibilidade da pele, tendência a queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e, principalmente, cancro de pele! As mulheres têm menor probabilidade de desenvolver cancro de pele do que os homens e o estudo Men’s Attitudes and…
Read moreAmar lá
Por Soraia Queijo. Fui habitante de outro planetaestranhei aquele eudespatriada desde cedo. Transpus fronteiras imaginárias e outras inimagináveisLimites definidos no peito e na pele.a sobrevivência fez-se caótica Cheguei a Saturno estranha de mim mesma Era eu em Saturno vivi outros planetasoutras faces de outras luasmas nunca em Saturno. não sei como se entrega lá um…
Read more