Temporada 4

Joana de Abreu

Joana de Abreu é artista e designer residente no Porto.
Tem uma paixão enorme pelos pequenos detalhes que diariamente cativam o seu olhar e gosta de partilhar com os outros os momentos efémeros da arte. É autora de um dos projetos mais evidentes da cidade do Porto: o Preencher Vazios.

Este projeto artístico nasceu pelas mãos de Joana de Abreu com o intuito de completar os espaços vazios das fachadas das casas e edifícios das cidades. Com instalações já em várias cidades portuguesas, este é um projeto que vive também da surpresa que causa a quem passa pelas cidades e se depara com algo diferente no seu percurso. 
Atribuindo pequenas mensagens de poetas portugueses, o Preencher Vazios assume-se assim como muito mais que uma intervenção artística. O seu objetivo prende-se também com a necessidade de preservar o património azulejar português, que se tem deteriorado nos últimos anos.

Num episódio gravado ao vivo no Maus Hábitos, no Porto, no dia 21 de fevereiro, conhecemos Joana de Abreu, a mulher artista que dá a voz pelo Preencher Vazios. Como inspiração, Joana trouxe uma frase inspiradora de Adelina Barradas de Oliveira (erradamente atribuída a Sophia de Mello Breyner Andresen; sugere o livro “Flores” de Afonso; o disco Madrepérola de Capicua e a canção “Casa no Campo” (também na versão de Capicua).



Contactos e parcerias:

podcast@femina.pt
vanessa@femina.pt