Temporada 4

Cristina Planas Leitão

É coreógrafa, programadora de artes performativas e professora. 
Cristina Planas Leitão nasceu em 1983 e é uma das vozes que faz parte da programação do Festival DDD (Dias da Dança) que acontece no Porto, Gaia e Matosinhos até dia 1 de Maio. 

Licenciou-se em Dança Contemporânea na ArtEZ, nos Países Baixos (Holanda) e aborda o seu trabalho coreográfico como um ato de resistência e afeto. Nos últimos anos tem estado ligada ao Teatro Municipal do Porto, lugar onde a insistência, presença, contaminação e afeto são palavras-chave da sua inspiração e trabalho. Mas até aqui chegar, Cristina foi autora de uma história marcada por dois grandes momentos de empoderamento pessoal. 

Procura a criação sustentável, a reciprocidade e simplicidade das relações, bem como ser voz de uma maior consciência artística e social. Pratica Hatha Yoga (CYT 200), estuda Vedanta e Astrologia Védica. Ao FEMINA, trouxe com ela a liberdade para não trazer palavras ou citações dos outros. Cristina Planas Leitão deixa a sugestão do livro “A Dominação e a Arte da Resistência: Discursos Ocultos” de James C. Scott; a programção do Festival DDD (com atenção para o espectáculo “Cascade” de Meg Stuart) e ainda a canção “Monument” de Robyn e Röyksopp. 



Contactos e parcerias:

podcast@femina.pt
vanessa@femina.pt