Comunidade FEMINA

Saúde da Mulher #2: 5 hábitos para reforçar as defesas antes do inverno chegar!

Por Rita Borba.


Quando o sistema imunitário está em pleno funcionamento combate facilmente a batalha contra os agentes externos que tentam atacar as defesas naturais do organismo causando doenças e infeções. Com a chegada do frio há que prevenir os problemas de saúde que surgem normalmente durante o inverno (que está quase aí!), como por exemplo as gripes, constipações e sintomas como dor de garganta, tosse e congestão nasal.

Sistema Imunitário, o que é?
Sistema de células capazes de detetar e defender o corpo humano dos “invasores” como os micróbios (germes ou microrganismos), células cancerígenas e tecidos ou órgãos transplantados. O sistema imunitário é complexo, mas a sua estratégia é simples: reconhecer o inimigo, mobilizar forças e atacar.
Mas como podemos reforçar o nosso “escudo de proteção”? Com o aparecimento do coronavírus, disparou a procura por alternativas do reforço do sistema imunitário como forma de prevenção do contágio. Existem algumas mudanças de hábitos de estilo de vida que podem ajudar:

  1. SONO TRANQUILO
    Enquanto dormimos as células do sistema imunitário captam energias para, no dia seguinte, reiniciarem as suas funções protegendo-nos contra infeções e vírus. Desta forma, noites mal dormidas não permitem esta recarga tornando-nos mais vulneráveis.
    Dormir bem é essencial, sendo aconselhável dormir entre 6 e 8 horas por dia (se possível, sem interrupções).

  2. ATIVIDADE FÍSICA
    Sabe-se que a atividade física é essencial ao bem-estar físico e mental, promovendo a circulação e melhorando os sistemas nervoso central, imunitário e reprodutivo. Uma caminhada diária de 30min poderá fazer toda a diferença!

  3. MÚSICA
    Estudos científicos indicam que a música fortalece o sistema imunitário por aumentar a produção de plaquetas, estimular os linfócitos e proteger as células contra certas doenças. É por isso também que, cada vez mais instituições de saúde incluem musicoterapia em tratamentos.

  4. GELEIA REAL
    Por vezes é importante reforçar as defesas com algum tipo de suplemento vitamínico.
    A geleia real é uma substância produzida pelas abelhas, rica em vitaminas e minerais que a tornam um restaurador rápido e único para o organismo. Ajuda a reduzir o cansaço potenciando a energia natural e reforço do sistema imunitário.

    Atenção: consultar sempre o médico ou farmacêutico antes de iniciar a toma de suplementos alimentares.

  5. ALIMENTAÇÃO RICA EM VITAMINA C
    A vitamina C (ácido ascórbico) é das vitaminas mais importantes no reforço do sistema imunitário. Uma dieta rica nesta vitamina pode ajudar!
    Qual o alimento que associam de imediato à vitamina C? Provavelmente pensaram na laranja…Mas não é esse o alimento com maior concentração desta vitamina! Ora vejam os alimentos crus por ordem decrescente de concentração em vitamina C: salsa, couve-galega, couve-de-bruxelas, couve-portuguesa, pimento, grelos de nabo e de couve, agriões, couve-flor, kiwi, papaia, couve-lombarda, coentros, couve-roxa, laranja, limão, castanha, morango, toranja, brócolos, couve-branca, clementina, nectarina, espinafres.

    Reforçar o sistema imunitário para prevenir doenças, pode mesmo ser o melhor remédio.
    A prevenção só depende de nós, cuidem-se!
Rita Borba 

Farmacêutica especialista em Cosmética e a frequentar uma pós-graduação em Gestão e Marketing, tenho um fascínio pela Comunicação e a necessidade de escrever com o objetivo de contribuir para a literacia na saúde, beleza e bem-estar. Apaixonei-me pela música ainda antes de saber ler nem escrever e em 2021 aventurei-me a soltar a voz no universo pop português! Nos tempos livres perco-me a ouvir música e podcasts no Spotify, a fotografar e a ler sobre marketing e cosmética. No FEMINA pretendo partilhar conteúdos despertando para a importância da saúde da mulher no empoderamento e igualdade.


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